22 de maio de 2013

Dia do Abraço!

Descobri à tarde, por uma amiga, que hoje se celebrou o dia do abraço e, claro, não podia deixar passar em branco o dia de uma das minhas atividades preferidas (a seguir a conversar!). 
Pouca coisa me sabe tão bem como um abraço, daqueles espontâneos, na altura certa e vindos de pessoas de quem eu gosto. Adoro quando os miudos começam a perceber a função social do miminho e do abraço e nos dão abraços espontâneos em vez de correrem no sentido oposto quando lhes perguntamos se lhes podemos dar um beijinho. 
Há toda uma palete de abraços à escolha, e eu sinceramente gosto de todos. Vi esta imagem há tempos numa página de banda desenhada (também tenho as minhas pancas) e achei que valia a pena encher mais um bocado o disco do meu pc guardando-a:


Com base nisto, decidi fazer uma lista dos meus 10 abraços preferidos ou que considero mais comuns e baptizá-los:


O chegada-ao-aeroporto: Chamei-o assim porque normalmente acontece na parte das chegadas do aeroporto (ou nas chegadas em geral), e é mesmo dos meus favoritos. Acontece todos os dias várias vezes na Portela - é um espectáculo bonito de se ver, se quiserem matar umas horas à tarde aconselho vivamente. É aquele em que, depois de horas à espera em frente à porta das chegadas/ à espera que a mala venha, vemos a pessoa querida, largamos as malas e vamos a correr um para o outro. Normalmente, este é dos abraços mais longos e às vezes vem acompanhado por algumas lagrimitas, se forem mais dados a choradeiras. À vezes, engloba o espalhafatoso.


O espalhafatoso: Toda a gente tem um amigo espalhafatoso, que fala de modo espalhafatoso e, claro, que  gosta de dar abraços espalhafatosos. Este abraço costuma vir acompanhado por um grito inicial (normalmente o nosso nome ou alcunha...) e vem acompanhado de palmadinhas nas costas e, às vezes, pela acção de nos pegarem ao colo e rodopiarem. 


O balancé: Neste abraço, as duas pessoas envolvidas balançam para a esquerda e para a direita, como o pêndulo de um relógio. Às vezes, os pés acompanham o movimento (e, se tiverem uma irmã como a minha, também vem acompanhado de sons) 


O MPnP ( ou mãozinhas pequeninas no pescoço): Este é dado pelas crianças, naquela fase abençoada em que nos dão abraços apenas porque sim. Normalmente, pedem-nos colo primeiro e depois apertam-nos o pescoço com as suas mãozinhas pequeninas. Poucas coisas sabem tão bem como esta :') Outra versão é não chegarem ao pescoço (e já estão demasiado grandes para pudermos com elas ao colo) e estreitam-nos as pernas ou enterram a cara na nossa barriga.


O festinhas: este é aquele normalmente dado nas alturas mais tristes, e é um abraço pouco apertado, mas com direito a festinhas nas costas. Normalmente dado pelas mães, namorados(as) ou amigos íntimos  Tem como efeito secundário adormecer-nos... :)


O apertado: este é muitas vezes o preferido das avós (ou do meu primo David...), que é aquele abraço que  nos deixa sem respirar por uns segundos e nos faz crer que partimos uma costela ou que nos vão sair os olhos pela testa.


O à-homem: é o abraço que dou mais vezes e que já fez um amigo perguntar-me porque dava abraços à homem, daí o nome. É o abraço normal, com a adição de palmadinhas mais ou menos vigorosas nas costas. Se fores um homem a sério (e não apenas interior, como no meu caso!) podes gostar de começar este abraço com um aperto de mão. 


O abraço-à-tábua: Quando dás abraços a uma pessoa mas a pessoa insere-se numa ou mais destas condições:
a) não gosta de abraços
b) não gosta de ti
c) não gosta do mundo em geral
d) é um miúdo que ainda não chegou à fase MPnP mas que é obrigado a suportar o teu abraço
É um abraço unilateral, acompanhado ou por um aperto frouxo ou por braços perpendiculares ao tronco. Dá-te  a sensação de estares a abraçar um bloco de cimento ou uma tábua, qual Rose no fim do filme Titanic.  

O consequências-trágicas: acompanha muitas vezes o espalhafatoso ou o MPnP. As consequências são, normalmente, cair de rabo no chão (principalmente se for um abraço recebido de costas, ou quando estamos de cócoras) ou as pessoas à nossa volta aproveitarem para fazer um moche ou nos abraçar também e formar o...


... abraço do  fim do campeonato/dos guerreiros vencedores: de três pessoas ou mais. Normalmente, começa com três e vai crescendo perigosamente. É acompanhado frequentemente por saltinhos e/ou uma música de guerra. Acontece frequentemente em acontecimentos desportivos ou que mereçam comemoração (aniversários, nascimentos, fim de teses, sair a lotaria, vencer uma batalha...).


 E vocês? Qual é o vosso abraço preferido?

2 comentários:

  1. Loool, só tu para fazeres um post sobre abraços! Os meus abraços preferidos são aqueles que eu consigo evitar! hehe... portanto imagino que quando sou abraçado, deve ser um "abraço-à-tábua", se bem que tento dar umas palmadas nas costas de quem sufoca o meu espaço pessoal com os braços... lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que o teu abraço é um abraço diferente, é o "abraço-à-Hélder" :P

      Eliminar