17 de novembro de 2013

O Mestrado


Quando entrei para a faculdade não me imaginava como psicóloga. Era apenas uma pessoa que gostava muito de psicologia, e que apesar de se ver noutras profissões (enologia, por ex.!), o facto mesmo é que estava completamente apaixonada sobre os temas relacionados com o mundo mental. 
E ainda estou, na verdade. E cada vez mais. Gostei muito do curso, mas no ultimo ano (principalmente devido à alteração do plano de estudos) estava mais desmotivada. Também não me imaginava a dar consultas. Gostava de psicologia, mas queria ter um papel mais direto na promoção da saúde, não queria só "tratar doenças". Também não achava que o individuo devia ser encarado isoladamente, mas sim de uma forma sistémica. E queria estar no campo, "onde as coisas acontecem", e não apenas fechada num consultório - por isso, a escolha do mestrado foi das decisões mais fáceis que já tomei. 

Visão sistémica.
E o mestrado é completamente diferente. Levantar-me às 7h da manhã custa menos porque sei que me esperam aulas entusiasmantes. Daquelas que dão vontade de me formar amanhã e começar logo a trabalhar. E trabalhos como o que estive a fazer hoje (que começa a ganhar forma), com temas que me dão vontade de fazer mestrado, doutoramento, pós-graduações e tudo o mais que houver, e que me fazem sentir que sou capaz de mudar o mundo.  E que me fazem sonhar com o estágio curricular, com o estágio profissional (sim, sou doida ao ponto de já ter pensado no sitio!), com o meu trabalho. Mas que também me fazem sentir insegura ao tomar consciência do pouco que sei e do quanto me falta aprender. 


Antigamente preocupava-me com as notas, com a média, com a época de exames. Neste momento, apesar de ainda serem preocupações relevantes, estão a ser ultrapassadas por preocupações muito mais reais, como por exemplo "e se eu não tiver jeito?", "e se eu for uma péssima psicóloga?", "e se prejudicar alguém?" e, não menos importante, "e se não arranjar emprego?". 

Estou a aproveitar o momento, mas a verdade é que mal posso esperar :)




Sem comentários:

Enviar um comentário