26 de fevereiro de 2011

Semáforos e Comboios

Quem me conhece ligeiramente sabe que eu odeio quase tudo o que está ligado ao conceito de "cidade". Quem me conhece mais aprofundadamente sabe ainda que tenho um ódio muito particular por semáforos. Principalmente se forem semáforos do Cacém.

Não sei, não consigo perceber, porque é que os semáforos nesta terra não funcionam como os outros. Há, no conceito de semáforo, uma ideia implícita que julgava comum a toda a gente, mas pelos visto não aos engenheiros que construíram a nova "baixa" do Cacém: quando o sinal dos peões está vermelho, uns segundos depois o sinal das viaturas tem de ficar verde, e nunca, NUNCA os sinais dos peões e das viaturas devem estar verdes ao mesmo tempo. Parece básico a toda a gente, certo? Ou será que é só a mim?
Outro ódio partiular, consolidado recentemente (ou seja, esta semana) é aos comboios. Vá, não é bem aos comboios, é mais à CP. Apetece-me mandar-lhes bombinhas de mau cheiro para os gabinetes, furar os pneus dos carros dos funcionários e obrigá-los a vir de comboio, esta semana em que tive apenas UMA viagem normal (ou seja, sem atrasos nem paragens em sítios indevidos e com a hora de chegada a coincidir mesmo com a hora em que cheguei, de facto). Ontem foi a gota de água: do Rossio ao Cacém demorei hora e meia, da qual vinte minutos foram passados na estação de Monte Abraão e meia hora entre a estação de Barcarena e a estação do Cacém - com a estação à vista, e entre dois comboios. Deu-me vontade de partiro vidro e vir a pé aquele bocadinho. Como sou bastante magrinha (not!) bastava partir apenas uma janela, e até podia ser das pequeninas. Eu lá me desenrascava...
O país considerado mais feliz do mundo, segundo um livro que acho que se chama Geografia da Felicidade (, fica o aviso: o meu aniversário é dia 20 de Junho), é o Butão, que, "curiosamente" é também o único país sem semáforos. Também os omboios não devem abundar. Será assim tão "curiosamente"?

1 comentário:

  1. Haha, muito bom!
    Tens que publicar mais vezes...
    (não te esqueças de passar pelo cousas...)

    ResponderEliminar