6 de julho de 2011

Uma questão de religião!


Esta semana que passou tive o privilégio de visitar inúmeros locais de culto, por causa de uma disciplina de opção que a minha irmã está a ter lá na faculdade, a que simpaticamente fui convidada a assistir (sim, eu sei, tenho uma semente masoquista plantada em mim...). Mas quem me conhece há algum tempo (agora até pareço o meu stor de História do secundário), sabe que desde sempre que gosto destas coisas da religião, não só de saber mais da minha, mas também um pouco mais das outras.
Ora bem, e foi assim que no fim cheguei à conclusão que todas as religiões falam do mesmo. E às vezes é assustador reparar no quanto religiões que julgava tão diferentes (como a religião católica e o hinduísmo), terem coisas tão parecidas, tão iguais. O facto do Deus ser um, por exemplo (apesar de se considerar a religião hindu politeísta, eles não se consideram), e de estar dividido em três pessoas. E fiquei a saber que é relativamente comum irem também a Fátima e terem imagens de Jesus, da Nossa Senhora e assim em casa ou no templo. Já para não falar da religião Judaica, que aí sim, as parecenças ainda são maiores, nomeadamente no que respeita aos rituais, às cerimónias, às leituras...
Cheguei à conclusão que em todas as religiões de que ouvi falar nesta semana se pregam os ideais de amor, de solidariedade, de perdão, de ter um sentido para vida e aqueles ideais todos que se dizem ser de um bom cristão - apesar da questão igualdade ser algumas vezes um pouco ignorada em todas as religiões.
Foi como uma senhora muçulmana me disse enquanto me dava um chi-coração: "Vocês não são muçulmanas, mas somos todas família, pois Deus há só um!"

1 comentário:

  1. Looool, n fazia ideia de todas essas parecenças... as coisas que eu aprendo ctg! xp

    P.S. Olá Anita! Td bem?? lool

    ResponderEliminar