28 de julho de 2010

Bolo Doce Desejo


Este bolo é feito em nossa casa em três ocasiões: quando acontece alguma coisa muito má, quando acontece alguma coisa muito boa ou quando dá à minha irmã uma vontade louca de leite condensado. Fomos nós (eu e ela, portanto) que inventámos a receita, num desses dias em que várias ideias hipercalóricas se conjugam. Daí resultar, precisamente, um bolo hipercalórico, que nos consegue animar mesmo nos dias mais tristes, animar ainda mais nos dias mais alegres e satisfazer por completo as nossas ânsias de leite condensado durante mês e meio, no mínimo, com apenas duas fatias.



Aconselho vivamente a toda a gente (mesmo às pessoas de quem eu não gosto muito, como a stora de E. Física) que se rodeiem de coisas boas e de pessoas que amem e que vos amem a vocês nos momentos tristes e alegres da vida. Mas como isso não é possível sempre, que arranjem uma coisa (uma só!) que sirva para as duas coisas. Pode ser um bolo ou outra coisa qualquer, mas se for um bolo pensem que ninguém engorda por comer uma fatia, engorda se comer o bolo inteiro! (isto é de um livro!). Ora vejam por mim ^^

Eu sei que isto não é um blogue de culinária, mas encarem isto como uma prova de amizade! Aqui vai a receita.


Bolo Doce Desejo (o título é piroso mas temos pena, foi o melhor que se arranjou!)


Ingredientes

Façam o bolo no dia anterior ao dia em que o querem comer, é melhor. Comprem as coisas, tirem anéis e pulseiras, lavem as mãos, ponham um avental, encham um copo com vinho verde e tenham-no à mão. Um telemóvel também dá jeito, no caso de ser preciso chamar o 112 (isto é para as pessoas a quem é preciso dizer tudo e com quem nunca se sabe!...)

Bolo propriamente dito
250 gr de açúcar
250 gr de farinha
1 chv. chá de leite
1 c. sopa de margarina
1 c. chá de fermento
1 ovo
Liguem o forno. O meu é daqueles a gás antigos, não tem temperatura, eu ponho assim à doque, que é como quem diz no médio. Batam um ovo muito bem, com a batedeira, não se armem em parvos com garfos ou colheres de pau que estamos no séc. XXI. Juntem o açúcar, o leite, a manteiga e o fermento. Dêem um gole no vinho verde e preparem-se para bater até a massa ficar com bolhinhas. Juntem a farinha e batam mais. Deitem esta mixórdia para uma forma redonda sem buraco previamente untada com margarina e farinha. Levem ao forno. Passado 15 minutos façam o teste do palito (o bolo está cozido se o palito sair limpinho), apesar de provavelmente ainda não estar cozido. Vão repetindo esta proeza de 5 em 5 minutos até acharem que está. Se esta parte correr mal, liguem para o 112. Durmam. (Em alternativa, comprem bases de bolo já feitas, também são boas e se calhar são mais seguras).

No dia a seguir, é a altura da minha parte favorita:

Recheio

1 lata de leite condensado (das pequenas, não aquelas enormes do LIDL!)
2 c. sopa de margarina

Levem isto ao lume e mexam com uma colher de pau até verem que a coisa vai engrossando (isto soou mal). Não se preocupem, se não sair bem sai menos bem, há-de-se comer de qualquer maneira e o hábito conduz à perfeição.

Cortem o bolo feito no dia atrás ao meio, dêem assim uns furinhos na base com um garfo e recheiem uma metade com o que acabaram de fazer. Cubram com a outra metade e preparem-se para a cobertura (não exagerem no vinho!)

Cobertura

Uma tablete de chocolate para culinária (menos um bocado, porque temos sempre de pagar aos ajudantes)
1 pacote de natas (podem usar leite para uma versão mais saudável, se bem que ache ridícula - para além de inútil - qualquer tentativa de tornar este bolo saudável e hipocalórico)

Levem tudo a derreter em banho maria (um tacho com os ingredientes por cima de outro com água lá dentro). Mexam e cubram o bolo com isto.

Animem-se!

4 comentários:

  1. Estou a precisar deste bolo outravez... Mas sem o chocolate, gosto mais XD

    ResponderEliminar
  2. Jovem, admito q a unica coisa q tive paciencia para ler por completo foi este post da receita.
    E isso nao tem mal nenhum porque fiz mais q a minha obrigaçao dado q nem sequer me tinhas pedido para vir ver o que quer q seja neste blog.
    Ora gostei bastante do aspecto do bolo e agradeço a receita mas provavelmente nao a irei usar...

    Bem hajam
    Marilia Faduxa ;)

    ResponderEliminar
  3. Não sou do tipo de pessoa que cozinha, mas sem dúvida ofereço-me para ir a vossa casa provar esse bolo delicioso :D

    um beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Estás à vontade! Quando quiseres, é só dizeres :P

    ResponderEliminar