31 de outubro de 2010

Maçãs e Desejos, Desejos e Maçãs


Deu-me uma vontade súbita de comer maçãs. Estava muito bem a pesquisar para um trabalho, quando essa vontade louca me assolou. Fincar o dente na polpa carnuda de uma maçã bem vermelhinha, sentir-lhe o sumo, o cheiro doce. Como havia maçãs na fruteira, foi um desejo relativamente fácil de resolver, por isso é entre dentadas que escrevo este artigo.


Todas as vontades fossem assim, fáceis. Tenho desejos de tanta coisa, vocês não? Desde paz no mundo a pastéis de nata quentinhos, passando por viagens e desejos que o tempo parasse naquele instante, já tive desejos de tudo e mais alguma coisa. Até desejos de não ter desejos, vejam lá, tão simples que seria, viver permanentemente contente com tudo.

Mas desejos de vida, não tenho. O maior sonho - não. Cheguei a esta "triste" conclusão esta semana, porque calhou em conversa. Quero ir a Veneza, voltar à Disneyland, conhecer pessoas, aprender línguas; às vezes tenho vontade de escrever, como agora, outras vezes vontade de comer maçãs, como há bocado, muitas vezes tenho vontade de ver quem não vejo há muito tempo, o desejo secreto de inventar uma porta mágica que encurte distâncias, o desejo de não odiar ninguém nunca. O desejo, a "vontade de ser outra coisa", como escreveu o Saramago, esse tenho poucas vezes.

Não tenho "o maior sonho da minha vida". Que estranho. Será normal?

A maçã acabou, acabou-se o desejo - posso não ter um sonho de vida, mas tenho desejo de muita coisa!

2 comentários:

  1. Estás muito poética! Gostei deste post, se desse para fazer "like" eu fazia :)

    ResponderEliminar
  2. É aproveitar, que não acontece muitas vezes :P

    ResponderEliminar